Estou saindo do armário

Calma gente, não é o que vocês estão pensando! Não virei shimbalaiê!
A questão é que estou saindo do armário em outro sentido: estou começando a assumir para mim mesma e para a sociedade o fato de que eu não tenho religião. E digo mais, assumir que não acredito em deus.
Desde pequena eu não conseguia aceitar a ideia de que um livro poderia regrar toda a minha vida, e que um ‘cara lá de cima’, que dizia que me amava, me mandaria para o inferno se eu mentisse para a minha mãe sobre ter arrumado o meu quarto. Sentia-me incomodada quando eu ameaçava fazer alguma peraltice de criança e minha avó me desafiava com um sonoro ‘deus castiga, menina’.
Fui introduzida ao catecismo aproximadamente aos 7 anos, se não me engano, juntamente com mais duas amigas. Nenhuma concluiu o curso. Uma delas, hoje em dia, considera-se espírita. A outra, formulou o seu próprio conceito de ‘deus’, mas sem religião. A outra, essa ruiva que vos fala, considera-se ateia. Mas há um ponto no qual nós três concordamos: não fazer catecismo não fez falta nenhuma para nossa formação, visto que nossas famílias não eram fortemente religiosas. Mas havia uma pessoa que discordava de mim na questão do catecismo ser opcional: minha ex sogra. A família toda do meu ex namorado, incluindo ele próprio, era toda católica extreme fucking fervorosa. Ele me arrastava para missas e grupos de orações, e eu sempre comungava, por sugestão dele mesmo, para não fazer feio diante de seus pais e parentes. Um belo dia de sol eu dei com a língua nos dentes e acabei falando para a ex sogra que não havia feito catecismo. PRONTO. Juntou a família toda para debater comigo o porquê disso. Cara, acho que se eu tivesse dito que era sei la, hermafrodita, o choque seria menor.
O problema de ser ateia é justamente esse: as pessoas se chocam. Na minha opinião, o fator ‘religião’ tem o papel de um pai extra. O pai te ama te deu a vida, mas se ele te vê fazendo algo errado, castiga. Agora imagine um pai que, teoricamente, está sempre vendo TUDO o que você está fazendo e pensando, prontinho para te punir? A consciência pesa, né? É daí que vem esse respeito e temor à deus. O engraçado é que, segundo essa linha de raciocínio, as pessoas não fazem o bem ao próximo simplesmente por bondade, mas sim para agradar ao ‘pai’, porque né, senão ele castiga.
Em certos períodos históricos, essa pregação do que ‘deus acha certo e errado’ deve ter sido muito efetiva para pautar as relações humanas. Para mim, a bíblia é isso: um livro para pautar o comportamento do pessoal da idade média. É de uma força psicológica tremenda o efeito do que está escrito na bíblia sobre os religiosos. Aposto que muitos de vocês já ouviram alguém justificar/oprimir uma atitude com o argumento ’tá na bíblia’. Eu, inclusive, tenho uma amiga que não sabia se transava ou não com o namorado (apesar de querer muito), porque achava que ‘não é assim que deus quer que seja meu namoro’.
Confesso que me sinto mais leve hoje em dia, assumindo minha não-crença para mim mesma. Eu, que já pintei esculturas de santos de gesso, que já fui solista no coral da igreja e que namorava um cara que andava pra lá e pra cá com um terço no bolso, hoje saio do armário com orgulho. Graças à deus.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com as etiquetas , , . ligação permanente.

43 respostas a Estou saindo do armário

  1. Boa! Parabéns por ter se assumido lésb.. ops, ateia! HAHAHAHAHA (sair do armário, não se pode perder a piada)

    Seja bem-vinda, é um choque enorme mesmo. Minha “sorte” é que minha família é em boa parte cardecista (e eles têm uma visão MUUUUUUUITO mais tranquila com relação à religião dos outros, acho que são os mais compreensivos que existem quanto a isso), e os que sabem que eu sou ateu, até questionam, mas com perguntas leves, nada de pregação.

    Mas é foda mesmo, esse choque na sociedade. No meu primeiro emprego, fui falar que era ateu e começaram a me tratar como se eu fosse tipo um maconheiro com síndrome de down, sabe? Tipo “ele tem problemas muito sérios” HISAEUHASEIUHASEIUASHE

    Um dia isso muda. Tomara.

  2. Thales diz:

    Meus pais não vão pra igreja ,nem eu e nem meus irmãos. Eu fiz catecismo e primeira comunhão mas, meus irmão nem fizeram e ta todo mundo numa boa. Meus avós maternos sao catolicos e vão pra igreja algumas vez por semana e minha avó paterna e da assembleia de Deus. Teve uma época que eu fui pra igreja batista, era legal, tinha muita musica (musica bem feita, nao velhinhas gritando) e era bem animado, mas, insistiram tanto pra que eu me associa-se a igreja de vez que desisti.

  3. Parabéns e boa sorte,
    Parabens pela coragem de falar isso assim tão tranquilamente e boa sorte para que isso não dificulte tanto sua vida, e se dificultar n desista, pois a diferença entre os religiosos e os não religiosos é que nós não religiosos (e ou ateus) vemos o mundo a partir de um outro ponto de vista não baseado na Bíblia ou quaisquer outros livros “sagrados”.
    Eu particularmente acredito qua haja algo além da terra (Não necessarimente um Deuis) pois isso justifica certas coisas aparentemente inexplicáves, mas caso realmente haja algo “extra-terreste” com certeza não é algo tao simples como diz a biblia que fala de amor mas um amor baseado em silêncio e obediência sem nem se quer espaço para uma dúvida por menor que seja.

  4. Legal Nanna, como me disseram quando eu assumi que era ATEU, Você escolheu a pilula certa, MORFEU TE ACORDOU PARA À REALIDADE!!Que nerd!!!

    Mas Ser ateu é acreditar na realidade, acreditar em si, parar de esperar por milagres e acreditar que você é capaz de qualquer coisa sem intervenção de algo que não exista!
    Gostei muito do seu texto, como sempre é bacana seguir você no twitter e ler o seu blog!

  5. Parabéns pela decisão e seja bem vinda ao clube… =)

    Eu fui criado em uma família tipo a do seu ex-namorado e também enfrentei muitas dificuldades comigo mesmo pra entender que eu era ateu de nascença… hehehehehhe

    Um abraço e felicidades!

  6. Anderson Abreu diz:

    Olá!
    Depois que vi seu post no twitter vim ler o texto.
    Eu sou ateu. O que importa é que se sinta confortável com a sua escolha, você terá alguns problemas de aceitação aqui e ali, mas nada que bons argumentos e bom senso (que parece ser o seu caso) não resolvam ou atenuem.
    Você apenas voltou ao seu estado inicial, você se resetou, você nasceu ateia e acreditava no deus cristão por causa da cultura. Isso prova que religião nada mais é do que folclore. Infelizmente os humanos precisam de conforto, e o que está mais fácil é religião.
    Você vai se sentir livre e sem o peso nas costas. Consolida sua convicção ateista.
    Desejo muita felicidade e sucesso.
    Abração!

  7. crazenough diz:

    Parabéns pela ousadia.

    Hoje tenho 35 anos, e tive a epifania de que esta história de religião era balela aos 14 anos, graças a Bertrand Russel.

    Apesar de minha família não ter uma religiosidade exacerbada, foi um choque para eles.
    É claro que associaram a um delírio induzido por “tóxico”, já que na época eu tinha recém adquirido o saudável hábito de fumar maconha.

    Mesmo hoje em dia, não consigo incutir-lhes a idéia de que só a natureza me basta e que a idéia de um ser sobrenatural é supérflua.

    Até entendo o porquê da maioria dos religiosos ter uma enorme dificuldade de entender o conceito de Estado laico, já que a garantia de seus patrimônios depende que não entendam.

    Mas eu os amo mesmo assim, e a idéia é saber viver com as diferenças. E é justamente no quesito tolerância que os religiosos “pecam”.

  8. Pois é, também saí do armário recentemente. Amigos e parte da família já sabem que sou ateia, uns questionaram, outros não deram a mínima pois lá no fundo pensam da mesma forma, só não assumiu. Agora, assumir isso para a sociedade, é mais complicado. Imagine, eu, mulher, mãe de um menino lindo (mãe babando: mode on), esposa dedicada, dona de casa exemplar… mimimimi… Se assumir ateia. “Ahh… Tu, ateia? Não pode! Tu és tão dedicada com a tua família, tão bondosa com as pessoas, uma super mãe! Não pode ser ateia!” Eu pergunto o porquê disso, só por que eu não penso da mesma forma, isso influenciaria no meu caráter. Tenho uma amiga de anos de convivência, ela sempre dizia que rezava por mim nos momentos difíceis e tudo mais. Quando eu agradeci pelas orações e disse que não precisaria de tanto, e resolvi expor aquilo que eu pensava, nunca mais recebi uma ligação dela. Acho que ela deve estar rezando para que eu me “converta” a religião dela! rsrsrsrsrsrs Bem vinda ao lado dos “assumidos”.

  9. Puft! diz:

    Texto muito bem escrito. E eu não pude conter o riso na parte do Shimalaiê.
    Olha, o preconceito é grande mesmo. Lembro que uma vez comentei com um colega que sou ateia e ouvi um “credo, sai de perto de mim, não quero pegar isso aí”. Achei um absurdo, até porque era alguém que eu imaginava “cabeça aberta”.
    Dentro de casa eu me mantenho dentro do armário, mas a porta tá aberta. Só não deixo claro minha falta de “fé” em deus por motivo de convivência mesmo. Mas fora todos sabem e eu não tenho vergonha não. Vergonha a gente tem que ter de atacar injustamente os outros, mas de não crer em contos de fadas, por favor né..
    E eu acho que saber que não precisamos de um ser místico pra guiar nossas decisões deve ser até motivo de orgulho.
    Mas, olha, é bom eu parar senão deus castiga.. o cara não curte liberdade de expressão, né.

  10. Puft! diz:

    shimbalaiê* ops haha

  11. Belo texto. Sempre incentivo pessoas a “saírem do armário”. Nunca tive muitos problemas com crentes, apesar de conhecer alguns muito relativamente fanáticos, meus melhores amigos são católicos ou evangélicos e religião nunca chegou a ser um problema com eles. Embora um relacionamento já tenha terminado em grande parte por causa da família extremamente religiosa da garota.

    Acho textos como esse importantes pois ajudam a “desdemonizar” os ateus, esses amigos que eu citei, muitos não entendiam como eu poderia não acreditar em deus, mas só de me conhecerem, saberem que eu não acredito, já mostrou pra ele que alguém “sem deus no coração” é uma pessoa comum.

  12. helena diz:

    Te dou toda força e lhe dou parabéns.Já fui católica , espírita , evangélica … Hoje sou eu mesma sem freio e cabresto graças a Deus…

  13. Por mais simples que seja, a decisão de vir dizer de alguma forma que não acredita em Deus e que não vê a religião como algo inquestionável (muito pelo contrário) é de extrema importância para que a sociedade. Isso é necessário para que as pessoas se acostumem e entendam que oa ateus existem, para que a cena de choque se torna cada vez menos frequente e para que ninguém seja obrigado a fingir acreditar em algo para não se sentir excluído.

  14. Renato Navarro diz:

    Assim como você,eu também fiz catequese,mas fui obrigado pela família a terminar. Realmente ser ateu é muito complicado,somos extremamente discriminados.Felizmente sua família não é muito “fiel”.
    “Como um ser tão descrente pode saído de mim?” – Minha mãe.
    Apesar de muita gente contra,a quantidade de pessoas esclarecidas e inteligentes que entendem que um ser superior não manda em nós está crecsendo cada vez mais e é muito bom discutir religião (principalmente com evangélicos fervorosos) e deixá-los calados!!!

    MEUS ARGUMENTOS CONTRA CRISTÃOS QUE QUEREM ME CONVERTER

    1- COMO ADÃO E EVA POVOARAM A TERRA SE ELES TIVERAM 2 FILHOS?ROLOU UM INCESTO?
    2-PORQUE DEUS MATOU CRIANÇAS INOCENTES NO DILÚVIO?
    3-PORQUE HOUVE GUERRA “SANTA” E INQUISIÇÃO SE DEUS AMA A TODOS SEUS FILHOS?
    4-SE DEUS É ONIPOTENTE PORQUE ELE PERMITIU QUE O DIABO VIESSE À TERRA?

    Use esses argumentos com sabedoria,abraço!

  15. Hugo diz:

    Nanna, o choque que a família do seu ex demonstraram é algo pelo qual eu também já vi passarem quando disse que era ateu. Para contornar isso eu achei um jeito bem interessante que tem dado certo até hoje: uma pessoa quando fica surpresa a saber que alguém é ateu, geralmente perguntar “ateu? nossa, mas por que?”. Nessa hora, eu dou meus motivos normalmente e pergunto “e você, acredita em Deus né? mas por que?”. Passado algum tempo eu descobri que a maioria dessas pessoas não tem uma resposta para essa pergunta (claro, foram criadas para serem daquela forma, logo não possuem seus próprios motivos para crer em algum deus). Acaba que na maior parte das vezes elas ficam um pouco constrangidas e terminam o assunto imediatamente, cessando a encheção de saco.

  16. Audryn diz:

    Só uma coisinha, Nanna, é ateu, adjetivo sem variação de gênero.
    =)

  17. Puxa vida, que bom saber que existem pessoas com esse pensamento também. Fui católico sim, mas hoje nem passo perto de igreja ou coisa do tipo, uma pena minha família ser muito religiosa e sempre brigam comigo quando falo que sou ateu ou simplesmente não “curto”. Acho que meu pai que me ensinou a ter essa capacidade de distinguir o que é fantasia e realidade, e pra mim religião, mitologia, espiritualismo não passam de pura fantasia que vem a muito tempo fazendo a cabeça dos menos esclarecidos.

  18. musaranhos diz:

    Em primeiro lugar parabéns por assumir o que pensa. Eu também sou ateu, também sofro de questionamentos. Outro dia estava conversando com um cara que trabalha comigo e ele soltou uma falando que não acredita em ateus, por que é preciso acreditar em alguma coisa, que no final todos seremos julgados e tudo mais, quando eu perguntei pra ele quem seria o juiz ele disse que seria Deus, eu perguntei se seria o Deus dele ou o Deus dos muçulmanos ou seria Buda ou seria Zeus, ou seria quem? Nesse momento ele parou pra pensar e eu aproveitei e falei o que vou falar agora pra todos que lerem.

    Não importa a sua religião, se você está agindo da maneira correta esperando ir pro “Céu” você já está errado, pratique o bem sem esperar nada em troca, seja você mesmo, não faça mal a outras pessoas, siga a sua filosofia de vida sem interferir na vida dos outros, não precisa ser puro, não precisa ser babaca, basta ser você mesmo e praticar o bem sem esperar nada em troca. Escolha sorrir ao invés de brigar, escolha o positivismo ao negativismo e tudo vai melhorar na sua vida.

    Se você precisa acreditar em alguma coisa acredite na Lei do Bumerangue que diz que tudo o que vai um dia volta, pois como dizia o B-Negão na música “VV” essa é a lei do universo, todas as religiões pregam isso, isso acontece subatomicamente e metafisicamente, tudo o que vai volta, então pratique o bem e terá o bem na sua vida.

    Não acredite que Deus irá te ajudar, tome a iniciativa. Sendo lógico e realista pense que “SE” Deus existir ele terá muito mais preocupações do que ajudar você com uma prova de matemática ou te ajudar a arrumar um novo emprego, é muito egoísmo da humanidade achar que “Deus está me olhando agora”, é muita presunção, é se achar importante.

    Algumas pessoas precisam disso e eu as respeito por isso, mas que deixem-nos sermos como somos de verdade, que não nos julguem por nossas crenças, precisamos viver em harmonia.

  19. Sua decisão é importante. Agora tu precisa usar a tua curiosidade e vontade de ser racional e livre buscando conhecimento em sites especializados sobre ateísmo e que defendem o livre pensamento e a separação entre o que é particular e o que é privado (sua vida pessoal e pública separadas da influência das crenças alheias). Sua crença (o ateísmo ou agnosticismos também são conjuntos de crenças) são mantidas pela sua liberdade de consciência. Muitos religiosos tentarão usurpar a tua liberdade. Algumas pessoas poderão até dizer na tua cara que agora sentem nojo de você, como se você realmente tivesse um problema mental. Igualzinho como já trataram como extraordinário o fato de você não ter feito catecismo. É possível que você sofra restrições também no trabalho ou em qualquer outra área pública. As histórias de preconceitos são muitas. É para isso que serve a defesa do livre pensamento, do Estado Laico e Secular. É para isso que você deve estar minimamente preparada com argumentos, não só para rebater, mas para se manter com a consciência e a razão livres.

    Alguns sites especializados sobre ateísmo, secularismo e ceticismo em geral:

    http://www.bulevoador.com.br/sobre/
    http://www.ligahumanista.org (você pode se inscrever na Liga Humanista Secular do Brasil) (O que é Humanismo? http://bulevoador.haaan.com/2009/09/245/ http://www.humanismosecular.org/principios-humanismo-secular)
    http://www.livrespensadores.org
    http://www.ceticismoaberto.com

    Alguns profiles no twitter:

    http://www.twitter.com/bulevoador
    http://www.twitter.com/ligahumanista
    http://www.twitter.com/livrespensadores
    https://twitter.com/Paulopes/ -> twitter de notícias sobre ateísmo, secularismo

  20. esse é o mesmo cara que te obrigou a daruma mordida no pé de galinha? como você aguentou ficar com ele?

  21. Mike Lima diz:

    Bem vinda ao clube!
    Pra assumir algo assim nos dias de hoje tem que ter coragem. Uns vão falar que você tá seguindo modinha, outros que você é revoltada com a vida, e outros vão dizer que “papai do céu” vai te fazer queimar no inferno eternamente (a maioria).

    Pra mim foi mais difícil assumir o ateísmo porque minha família é toda cristã ou acredita fervorosamente em deus, portanto, cresci indo em missas, participando de grupo de oração, fazendo catecismo e tudo o mais, eu realmente seguia a religião, mas sempre me questionei do por que eu ralar pra conseguir o que eu queria e dar todo o crédito pra um ser superior sobrenatural. Já li a bíblia e isso foi o que me ajudou ainda mais a perceber e assumir a minha não-crença.

    Acho que as crenças manipulam tanto as pessoas ao ponto de fazer com que elas não aceitem alguém que não tenha uma crença agindo normalmente pela sociedade, todo ateu é visto como um futuro delinquente, alguém quer te fazer mal, que rouba tua paz e blá blá blá.
    Mas o mais importante aqui é que você chegou a conclusão da sua não-crença sozinha, percebeu isso pelos próprios esforços e teve coragem e admitiu isso de forma normal, parabéns.

    E se não respeitarem essa sua escolha, não liga, o deus da bíblia ama a gente do mesmo jeito. 😀

  22. ronald diz:

    Bem vinda ao clube.

  23. Pingback: Estou saindo do armário (via A Ruiva) | Beto Bertagna a 24 quadros

  24. Esse tipo de papo é sempre polêmico. O grande problema, ao meu ver, é personificação de Deus que muitas religiões fazem. O ser humano tem a natureza/necessidade intrínseca de dar forma a tudo que não é bem compreendido (inclusive a Deus). Até o fato de Deus ter esse nome (na verdade, de ter um nome, qualquer que seja) facilita às religiões associarem uma imagem antropomórfica ao que essa “energia holística” representa.

    Fica fácil compreender porque você resolveu ser atéia, analisando você ter tido Deus no seu passado dessa forma tão infeliz, sendo ele sendo um *alguém* que julga, condena e compensa cada um de nós pelos nossos atos. Isso é um grande erro herdado culturalmente ao longo do tempo. É puramente uma cultura equivocada.

    Eu não sou ateu mas questiono a maioria dos escritos da bíblia. Muitos dos escritos ao longo do tempo foi subvertido e em prol dos interesses da alta nobreza (e é claro, da Igreja Católica, entre outras), fora que a compreensão dos apóstolos do que lhes foi ensinado na época era mais limitado do que hoje em dia. E ainda há outro fator: a maioria dos leitores da bíblia (por mais que ela estivesse intacta desde a época em que foi escrita) interpreta ela como bem entende, sem muita impessoalidade e sem considerar os contextos e termos históricos da época.

    As variáveis são tantas que influenciaram para termos religiões tão equivocadas e defensoras de interesses humanos particulares que nem sei se devo condenar a sua avó por ter te dado uma idéia tão errada de Deus. Ela como a maioria desses cegos seguidores de religiões são grandes vítimas (com pouca capacidade crítica) de uma estratagema eficiente que manipula as grandes massas há anos.

    Você ter tomado essa decisão de ser atéia já te permite que você possa pensar mais fora da caixa, o que é ótimo. Mas muito cuidado ao entrar nessa cultura do ateísmo. Dependendo da forma que você mergulhar nela você pode acabar se tornando tão radical e extremista quanto muitos dos católicos fervorosos supracitados no seu artigo.

  25. Infelizmente não posso lhe dar os parabéns por isso.

    Algumas coisas sem fundamento (nem bíblico) que está sendo falado no seu texto e nos comentários.

    1. Fazer o bem para ir para o céu
    Efésios 2:8 e 9, a salvação é pela graça por meio da fé, e não por obras.

    2. Não há escolhas, só tem 1 caminho.
    João 14:6 Realmente só tem 1 caminho, 1 verdade e 1 vida, mas vc pode escolher outro caminho, é isso o que você fez agora.

    3. Pecar e ir pro inferno
    I João 1:9 pecamos sim, mas não é por isso que vamos para o inferno, desde que nos arrependemos. Arrependimento, acho que todos sabem o que é isso.

    4. Adão e Eva só teve 2 filhos, de onde veio toda a humanidade?
    Desculpe Hugo, você não é nem ateu, é com certeza um moleque que repete o que algum idiota te falou. Mas mesmo assim, te dou a resposta Gênesis 5:4, Adão e Eva tiveram filhos e FILHAS além de Caim, Abel e Sete.

    Acho que nossas escolhas devem ser feitas, e foram feitas para ser escolhidas, Deus fez assim, acredite ou não.
    É muito fácil você impor para alguem que não pensa o que ele deve fazer ou acreditar, Deus ja sabia disso, por isso colocou o homem para tomar conta dos animais e deu livre harbítrio ao único ser que pensa. O homem muitas vezes utilizou isso de forma errada, a história nos prova isso, e para enrriquecer ainda mais chegou a usar até o nome de Deus, para enganar pessoas ignorantes (que não tinham conhecimento).
    Hoje em dia isso ainda é feito, com o nome de Deus, com o bolsa família, enfim.

    Crer em Deus não é uma prisão de mente, e sim uma libertação.

    • Reges diz:

      Éder,

      Nem vou me dar ao trabalho de refutar o que você escreveu, porque além de me tornar prolixo, seria exatamente o que você espera para transformar o blog em um púlpito e começar com seu proselitismo.

      Só vim te lembrar que, pelo exposto aqui, ninguém aqui está preocupado com o que esteja escrito na sua Bíblia, ou na de quem quer que seja.

      Por isso mesmo, te desejo toda alegria e felicidade que sua religião possa te proporcionar, de preferência, sem encher nosso saco!!!

      Se seu deus é tão poderoso e bla, bla, bla, ore e peça a ele que faça algo, em vez de ficar você mesmo “gastando seu latim”…

      Um abraço. ;o)

      • latim?

        proselitismo?

        prolixo?

        aprendeu estas palavras ontem?

        Qualquer pessoa com um minimo de inteligencia e estudo, sabe que tudo que esta a nossa volta nao veio do acaso, e a “vida” nao resistiria a tantas experiencias.

        E quanto a pregar e virar um pulpito (nao sou pastor e muito menos padre), acho que voce e seu amiguinho Richard (seu tom ironico e imaturo me fez lembrar muito ele) sabem o fazer isso muito bem, o ateismo virou religiao, tudo o que vcs condenam.

        Bem vindo ao mundo REAL, e realmente, pode crer, vou orar por voce sim.

        E a biblia e minha sim, porque eu a comprei.

        Boa noite, abracos.

      • Éder,

        Qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e estudo sabe que usar esse jargão é uma falácia.
        Eu não disse que tudo à nossa volta veio do acaso. Digo apenas que não há provas de que esse “tudo” seja criação do seu amigo imaginário. Você até pode dar piti, mas vai continuar não tendo essas provas.

        Quem me dera os crentes deixassem a pregação apenas a cargo dos pastores e padres…
        Pode chamar ateísmo de religião, não me importo. Também não me importo se você acha que é contraditório falar mal de religião e ter uma. O fato é que, tendo ou não religião, eu não acredito em contos de fadas. Ateísmo pode ser religião, mas é sem contos de fadas. Só um detalhe: eu sou agnóstico, mas isso não me impede de estudar e saber o que é ateísmo. Sugiro que faça algo parecido antes de tecer opiniões.

        Cada crente tem uma interpretação individual e única da Bíblia, como as nossas impressões digitais ou nossa personalidade. Por isso, quando eu digo “sua Bíblia”, é pela interpretação única que você faz, não por você tê-la comprado.

        Não precisa rezar por mim, mas se você não tiver nada melhor pra fazer, não fará mal nenhum.

        Um abraço a você também e bom dia.

  26. kassiano diz:

    Recomendo a leitura da série de livros “Analise da inteligencia de Cristo” do Augusto Cury ( escritor mais lido da última década).

  27. WASHINGTON ROBERTO diz:

    Primeiro Nanna, parabéns. Saiu do armário e entrou para a vida. A religião oprimi a liberdade do ser humano de encontrar a si próprio. “Somos obrigados e ser regidos por um deus…” Eu pessoalmente, elegi um Deus para mim. Assim falo para os meus amigos: “Meu Deus não é egoísta, meu Deus não discrimina, meu Deus não tem templos, sacerdotes etc., meu Deus está em todos e com todos, onde está todos. Ou seja, meu Deus é o AMOR. Sim, simplesmente o AMOR. Na hora que eu tenho o AMOR acima de tudo, o resto a gente corre atrás. Beijão carinhoso menina.

  28. tanure diz:

    bom ver mais alguem e parou pra pensar tb

  29. welcome to the dark side of the power…

  30. Calls diz:

    Também sou ateu, gostei muita da sua atitude. Sou fã nº 1 dos seus seios. Grato

  31. Gustavo diz:

    Sem querer defender posição de ninguém e sendo apenas racional, lembre-se de q o fato de vc não acreditar não quer dizer q “ele” não exista. Como vc não tem como provar concretamente (nem pra vc mesma tb) e vice versa, quer dizer que no papel existe 50% de chances q “ele” não exista e 50% de q exista. O negócio ta 1/1 ae na matemática 😛

  32. farofa_carne@yahoo.com.br diz:

    Cara. Bom mesmo mas e daí? Afinal que fala esse “blog”. Não entendi nada. Você dá sua opnião aí pessoas que tem o mesmo pensamento que você vem aqui falar? Isso é uma espécie de Alcóolicos Anônimos da internet? Eu sou agnóstico. Antes que os ateus fanáticos venham me julgar. Então ateus me digam uma coisa: “Porque cargas de sinais opostos se atraem e cargas de sinais iguais se repelem” depois disso vocês dão sua opinião vlw. O povo não tem certeza nem do dia de amanhã e vem aqui falar que Deus não existe e blablabla. Explica aí cientificamente vlw.

  33. farofa_carne@yahoo.com.br diz:

    Esse povo é noob demais no assunto aí vem falar merda cara. É como o amigo aí falou 50% de chance pros dois lados. Só aceito coisas que tem fundamento. Teorias sem bases é como merda.

  34. Yuri diz:

    Te passaram uma bosta de imagem do catolicismo.

    Aliás, a maioria dos católicos acha que ser religioso é ficar com medo de alguém te punir. Pena. Sou católico, acredito que sou até boa pessoa, sigo os preceitos básicos e tal, mas tenho uma puta raiva desses fanáticos religiosos que fodem tudo.

Deixe um comentário